Menu

Último dia para entrega de amostras de vinhos de altitude para Selo (IP) 2023

Os produtores de Vinhos de Altitude de Santa Catarina que desejam submeter seus vinhos para o processo de análise com o objetivo de obter o atestado para o uso do Selo de Controle Identificação de Procedência (IP), devem ficar atentos ao prazo para encaminhar as amostras que encerra nesta sexta-feira, 10.

Podem participar desse terceiro processo os vinhos tintos, brancos, rosés, espumantes e licorosos produzidos e engarrafados na área de abrangência IP, das safras 2020, 2021, 2022, 2023. 

A habilitação do produtor e seus vinhos está condicionada ao cumprimento de alguns requisitos. Para orientar os produtores sobre as fases da análise  e documentação necessária a Vinhos de Altitude Produtores e Associados, gestora do processo disponibiliza um Plano de Controle no Caderno de Especificações Técnicas da IP Vinhos de Altitude de Santa Catarina. O documento pode ser solicitado por meio do e-mail ip@vinhosdealtitude.com.br

O Vinho de Altitude de Santa Catarina, produzido em região de altitude, possui desde 2021 a certificação de Indicação Geográfica de Procedência (IP). A safra 2023 novamente apresentará  rótulos com a chancela do Selo de Controle.

Mas o que torna os Vinhos de Altitude especiais e únicos? 

Vinhedos plantados em altitudes acima de 900 metros do nível do mar permitem a maturação completa das uvas viníferas. Os frutos passam por um período de dormência induzido pelas baixas temperaturas do inverno e a concentração de aromas e sabores proporcionados pelas amplitudes térmicas elevadas durante o verão ameno e seco. 

O Selo de Indicação Geográfica de Procedência (IP) indica que a região é conhecida como centro de produção de Vinhos de Altitude de Santa Catarina. A certificação abrange uma área com 29 municípios que corresponde a 20% do território catarinense. O vinho com o Selo da IP possui um diferencial, pois todo o processo de certificação documental, análises físico químicas e, por fim, avaliação sensorial, garantem a qualidade e a tipicidade do terroir de altitude de Santa Catarina. 

Atualmente, mais de 100 rótulos de Vinhos de Altitude entre espumantes, brancos, rosés e tintos estão no mercado identificados com o Selo de Indicação de Procedência Geográfica (IP).

Voltar